O Tanque de Betesda e o Paralítico - Esperando o Anjo Agitar as Águas

Sobre o Tanque de Betesda, e o Paralítico que foi milagrosamente curado por Jesus, recebo perguntas, com certa frequência, a respeito de se o anjo, relatado por João no seu Evangelho no capítulo 5, descia mesmo e agitava as águas para o primeiro que se banhasse fosse curado.

Confesso que por muitas noites fiquei pensativo nesta passagem, principalmente por ver pela internet afora, que diversos Teólogos tem um entendimento um pouco equivocado sobre este episódio da vida de Jesus. Há quem não acredite que Deus enviava um anjo ao Tanque de Betesda.

Já vi e ouvi pregadores dizerem que João apenas registrou uma crença mitológica, que as pessoas daquela época "acreditavam" que era um anjo, mas que o mover das águas não tinha nada a ver com algum tipo de atuação divina.

Há também quem critique o fato de "somente o primeiro a entrar na água ser curado". -"Seria uma disputa desigual", dizem eles, -"Imagine só aquela horda de enfermos e moribundos, se arrastando, em uma espécie de corrida macabra!" Sim já ouvi de praticamente tudo sobre essa passagem.

Acredito que essas interpretações são originadas da falta de entendimento deste texto de João 5. Aliás, João é o único a relatar esse milagre, da Cura do Paralítico no Tanque de Bestesda. Outro fato interessante, é que até mesmo os arqueólogos não acreditavam na existência do Tanque de Betesda.

O Tanque de Betesda

Todos os Tanques de Imersão para purificação ritual (chamado de mikveh em Hebraico - plural mikevaot), encontrados após escavações, tinham apenas quatro entradas. O que fazia muito sentido, pois tinham um formato retangular, como por exemplo, o Tanque de Siloé e o Birket Bani Isra’il (nome Árabe para "Tanque dos Filhos de Israel"), que foi descoberto por Charles Warren’s em 1860 em Jerusalém.

E os arqueólogos acreditavam que a descrição por João, de um Tanque de Cinco Entradas, era algo puramente simbólico, mas que nunca havia existido de fato. Porém com as contínuas escavações do local em 1880, logo ao norte do "Tanque dos Filhos de Israel", foi expondo um "novo" tanque, que possuía uma parede que o dividia ao meio, e nesta parede havia uma porta adicional, fazendo com que realmente tivesse Cinco Entradas, como João descreve no capítulo 5 do seu evangelho.
Escondido entre as ruínas,  apenas a parte sul do Tanque de Betesda é visível hoje em dia.
No primeiro plano da foto nós podemos ver a parte ocidental das Ruínas  de uma casa de banho construída no segundo século depois de Cristo, e que era dedicada ao deus Romano da cura,  asclepius.  Sem dúvida,  a dedicação desse tanque ao deus romano da medicina, vem da tradição das curas que ocorreram nas águas  desse tanque.  Posteriormente foi construída uma basílica Bizantina sobre o local original do Tanque de Betesda.

tanque de betesda
Havia Uma Parede No Tanque de Betesda com Uma Porta Adicional.

O Tanque de Betesda, não é um local arqueológico muito fácil de se compreender. Além de ter sido construído uma casa de banho Romana sobre o seu local original, por causa de sua importância para o Cristianismo, uma Basílica Bizantina foi construída sobre a parte final oriental do tanque, com grandes colunas que chegavam até ao fundo do Tanque de Betesda.

Mais tarde na história, no tempo das Cruzadas, foi construída também uma capela sobre a parede central do tanque, e que cobria a antiga estrutura bizantina.

 Um antigo estudo dos tanques de Siloé e de Betesda,  os descrevia como dois grandes reservatórios de água. Entretanto, pesquisas recentes e descobertas arqueológicas mostraram fortemente que isto  era incorreto.


O arqueólogo Shimon Gibson tem sustentado que no período do Segundo Templo, do segundo século Antes de Cristo, até a destruição do Templo dos Judeus, pelos Romanos em 70 da nossa era, esses tanques serviam como local para banhos rituais de purificação - mikveh.


Há, no entanto, evidências que a parte norte do tanque de Betesda tenha sido sim, primeiramente, um reservatório, que captava água do profundo vale em que este tanque está localizado, conhecido pelo mesmo nome, Vale de Betesda.

Banhos Rituais de Purificação

Os banhos rituais de purificação aconteciam somente na parte sul do Tanque. A parte norte era um tipo de otzer, que literalmente significa "reservatório". A água do mikveh, segundo a Lei Judaica (halakhah), tinha que ser "trazida da mão de Deus", fluindo diretamente de uma fonte natural ou da chuva.

A água de reservatório, entretanto, poderia ser purificada se entrasse em contato com a água "pura" que vinha dessa fonte natural, o que permitia que o tanque - mikveh - continuasse a ter um status de possuir águas purificadas.

O Tanque de Betesda possuía quatro paredes laterais e uma central. Isso fazia com que tivesse cinco entradas, ou alpendres. 

Jesus em Betesda e Siloé

As escavações tem demonstrado que ambos, o Tanque de Siloé, onde Jesus curou o homem cego, e o Tanque de Betesda, onde Jesus curou o Paralítico, eram mikvaot utilizados pelas multidões nas festas Judaicas em Jerusalém.

O fato desses dois grandes Tanques serem mencionados somente no Evangelho de João, reflete o conhecimento apurado que este Apóstolo de Jesus tinha da cidade de Jerusalém.

Jesus frequentava locais como Siloé e Betesda por causa do grande número de pessoas que estariam ali. Esses eram excelentes lugares para anunciar a Sua mensagem de fé e esperança.

A parte Teológica dessa passagem, eu explico com mais detalhes neste próximo estudo Bíblico. Para acessar, basta clicar no link que abaixo deixo. Vejo você, querido leitor, na próxima página! Shalom!

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